Produtores
Colle Petrito
Região: Puglia ( Itália )

Enólogo: Luca Pugliese

A Colle Petrito entrou no portfólio da Adega Alentejana em Agosto de 2017. Sua região de origem, a Puglia, é uma província no sul da Itália, sendo também conhecida como o “salto” da bota que forma o território italiano. Parte de sua costa é banhada pelo mar Adriático com os seus inconfundíveis tons esmeralda (fica em frente a Croácia, Montenegro e Albânia).  O outro lado do seu litoral está voltado para o mar Jônico e suas águas azul turquesa.

Além das bonitas praias, na Puglia há vilarejos milenares forrados de mármore, ruínas greco-romanas, igrejas revestidas de mosaicos, cidadezinhas encravas em colinas e outras debruçadas vertiginosamente sobre falésias. A Itália tem inúmeras atrações turísticas famosas, mas a Puglia é ainda uma região por ser descoberta, com um povo amável, boa comida, hotéis e restaurantes baratos para os padrões italianos e muitas belezas ainda guardadas em “segredo”.

A Puglia tem uma área equivalente a 21% do território de Portugal e sua latitude equivale à do Douro. Sua produção vitivinícola é bastante representativa dentro da Itália e vem sendo cada vez mais valorizada mundo afora. Sua uva mais conhecida é a tinta Primitivo.

A Colle Petrito está muito próxima a bela e histórica aldeia de Minervino Murge, situada 93km a noroeste de Bari, capital da Puglia. Foi fundada no começo dos anos 2000 por três amigos: Antonio, Giuseppe e Michele, com o intuito de compartilharem suas produções pessoais de vinho com o mundo. Um projeto que se iniciou de forma muito pequena, mas que veio a crescer nos anos seguintes.

Graças ao árduo trabalho das três famílias, seus conhecimentos das mais avançadas técnicas, a experiência no campo, o respeito pelas tradições históricas da enologia da Puglia, inovações tecnológicas e pesquisa, a Colle Petrito e seus vinhos são hoje reconhecidos na Itália e também a nível internacional.

A ambição da vinícola é satisfazer seus consumidores, sempre preservando as peculiaridades de seus vinhos e da região.

As vinhas da Colle Petrito estão localizadas no plateau de Murgia, em uma altitude entre os 300m e os 350m de altitude. Na Puglia, especialmente na zona de Murgia, é possível encontrar diferentes tipos de solos, tais como: vulcânico, calcário e argiloso. Esta variedade de solos permite a Colle Petrito produzir vinhos com perfis aromáticos e sensoriais muito diferentes.

Vinhos Finos de Mesa
Bianco Puglia IGP 2016 Branco 750ml

Enólogo: Luca Pugliese

Teor Alcoólico: 11,5%

Castas: Trebbiano e Malvasia 

Cor: Amarelo palha

Rosso Puglia IGP 2016 Tinto 750ml

Enólogo: Luca Pugliese

Teor Alcoólico: 12%

Castas: Montepulciano

Cor: Rubi, com tons violáceos

Nero di Troia IGP Tinto 2016 750ml

Enólogo: Luca Pugliese

Teor Alcoólico: 12,5%

Castas: Nero di Troia

Cor: Rubi intenso

Aroma: Lo…

Aglianico IGP Tinto 2013 750ml

Enólogo: Luca Pugliese

Teor Alcoólico: 14%

Castas: Aglianico

Cor: Rubi e granada intenso

Aroma…

Primitivo IGP Tinto 2015 750ml

Enólogo: Luca Pugliese

Teor Alcoólico: 14%

Castas: Primitivo

Cor: Rubi intenso com tons violáceos…

Iaccio della Portata Nero di Troia Tinto 2012 750ml

Enólogo: Luca Pugliese

Teor Alcoólico: 14%

Castas: Nero di Troia

Cor: Vermelho rubi com tons alar…