Produtores
Orben
Região: Rioja ( Espanha )

Pela aliança entre a criatividade e o conhecimento surgiu um caminho que guiou a Artevino a superar qualquer convenção ou regra. No projeto Orben , o mais recente do grupo, há equilíbrio, harmonia, um exemplo de retorno eterno, de regresso às origens e à terra, um princípio único. Há uma linha continua e flexível, aonde principio e final se confundem. O tempo se torna o melhor autor e apenas ao término de cada estação se pensa se o ciclo realmente acabou ou se a idéia de perfeição está mais para o resultado de uma criação constante.

A Orben cria e reinventa um conceito vitivinícola aliado aos vinhedos antigos da Rioja Alavesa. Localizados em torno de Laguardia, 74 micro parcelas marcam sua transformação por uma rota que começa na vindima e seleção manual, cacho por cacho, das pequenas uvas. Origem desenhada para um processo que incorpora sabedoria paradoxal do vinho com os novos conhecimentos técnicos, tudo em prol da aproximação às próprias essências de uma terra tão privilegiada.

Grupo Artevino

A Artevino é um grupo que une algumas das mais prestigiadas vinícolas da Espanha. Iniciou seus passos no mundo vitivinícola nas mãos de Gonzalo Antón que, junto com um grupo de amigos do País Basco, construiu em 1987 a Bodega Izadi no coração da Rioja Alavesa. O pequeno pueblo de Villabuena de Álava, terra natal de Gonzalo e onde parte de sua família já estava envolvida com o universo do vinho, foi o local escolhido para a construção de uma adega inovadora e focada na elaboração de vinhos de qualidade.

A família Antón além dos vinhos, também possui restaurantes, um deles estrelado no Guia Michelin. O amplo conhecimento da gastronomia levou Gonzalo a conceber um vinho, Izadi, que rapidamente se tornou um dos mais apreciados pelo mundo gastronômico espanhol. Por sua vez, a incorporação de novas técnicas de elaboração e seu grande afã pela contínua superação, levou a criação de um estilo único que se consolidou ao longo do tempo.

A Izadi está localizada na parte mais nobre da Rioja, Rioja Alavesa já dentro do País Basco. Vinícola de enorme reputação na Espanha e fora dela, teve o vinho Izadi El Regalo escolhido para a coroação do Rei Filipe VI em 2014. As vinhas da Izadi estão divididas por 200 hectares em 300 fincas diferentes. Uma grande parcela é formada por vinhas velhas.

Em 2000, a incorporação a empresa do seu filho, Lalo Antón, impulsionou o desenvolvimento de novos mercados fora da Espanha, assim como a expansão do grupo para projetos fora da Rioja: Finca Villacreces (D.O. Ribera del Duero), Bodegas Vetus (D.O. Toro e D.O. Rueda) e Orben (D.O.Ca. Rioja).

As 4 Bodegas possuem personalidades únicas e diferenciadas, mas compartilham uma mesma missão: a elaboração de vinhos de qualidade a partir das variedades espanholas tradicionais nas zonas mais emblemáticas de suas denominações de origens, as mais prestigiadas da Espanha.

A Finca Villacreces foi, durante vários séculos, um centro de retiro para eremitas franciscanos dedicados a reflexão e penitência, assim como o trabalho do campo , produção de vinho e observação da natureza. Com a desamortização espanhola de Mendizábal, em 1836, estas terras passaram a mãos privadas, em concreto, ao marquesado de Teodosio Alonso-Pesquera, Senador durante o reinado de Alfonso XIII. Este, pouco depois, outorgou uma concessão real que deu a Finca Villacreces direitos sobre a água do Douro.

O Marqués de Alonso Pesquera foi quem vendeu esta Finca a princípios do século XX a família Cuadrado de Valladolid, que utilizou a propriedade como casa de campo e para a plantação de vinhas. Além de produzir vinhos próprios, também fornecia uvas para alguns célebres vinhos como o Flor de Pingus e o Pingus. Até 2005, uvas de algumas parcelas da Villacreces foram usadas para a produção de ambos os rótulos.

Em 2004, após uma cuidadosa busca por toda a Ribera del Duero, Gonzalo e Lalo Antón, conheceram a família Cuadrado. Pedro Cuadrado queria deixar a Finca para alguém que mantivesse a importância vitivinícola dela. Uma oportunidade única para a Artevino adquirir uma das vinícolas mais espetaculares da região em sua parte mais nobre, a “Milla de Oro”, localizada ao lado da Vega Sicilia. Depois da reforma e modernização da Adega e recuperação do vinhedo, Villacreces voltou a ser inaugurada em 2007.

Vinhos Finos de Mesa
Orben Tinto 2011 750ml

Enóloga: Ruth Rodríguez

Teor Alcoólico: 14,5%

Casta: 100% Tempranillo

Cor: Granada cereja

Arom…

Malpuesto Tinto 2013 750ml

Enóloga: Ruth Rodríguez

Teor Alcoólico: 14,5%

Casta: 100% Tempranillo

Cor: Intensa coloração cere…