Roquevale Branco de Curtimenta 750ml 2015
Região: Alentejo (Portugal)
Produtor: Roquevale

Região: Alentejo

Produtor: Roquevale

Enóloga: Joana Roque do Vale

Teor Alcoólico: 12,5%

Castas: Fernão Pires, Roupeiro, Arinto

Prova:  Vinho branco com mais cor e mais tanino, num conjunto ao mesmo tempo austero e elegante, com potencial de envelhecimento superior.

Foram engarrafadas apenas 6.000 garrafas deste vinho ímpar

93 pontos - Revista Adega

Branco composto de Arinto, Fernão Pires e Roupeiro, fermentadas em contato com as peles por 9 dias (daí o nome curtimenta), o que aporta mais cor e textura tânica. Uma espécie de vinho laranja menos radical, mostra notas de cera, seguidas de frutos secos, num estilo mais oxidativo em que a acidez e sua estrutura de boca levantam tudo. Muito mais relevante no palato, tem força e tensão que impressionam, além de final complexo e longo, com toques minerais e de laranja. - Eduardo Milan (Revista Adega)

Observações: O método tradicional de curtimenta consiste em fermentar as uvas sem separação da parte sólida. É o método de vinificação dos vinhos tintos, muito raramente utilizado na vinificação dos vinhos brancos, onde atualmente se procura na esmagadora maioria dos casos reduzir o máximo possível o tempo de contacto entre mosto e películas. Neste vinho, as uvas brancas (Fernão Pires,Roupeiro & Arinto) fermentaram em contacto com as películas durante 9 dias a uma temperatura de 15ºC. Assim, obteve-se um vinho branco com mais cor e mais tanino, num conjunto ao mesmo tempo austero e elegante, com potencial de envelhecimento superior. É um vinho muito versátil que acompanha bem peixe, marisco, carne e queijo.