Pêra Manca Tinto 2011 750ml em caixa de madeira com 3 garrafas
Região: Alentejo (Portugal)

Enólogo: Eng. Pedro Baptista

Teor Alcoólico: 15%

Cor: Granada viva e densa

Aroma: Cheio e complexo, com notas intensas de fruta madura, especiarias e um suave tostado muito delicado. 

Prova: Na boca mostra fruta profunda, muito denso e concentrado, com estrutura e volume de taninos firmes mas muito elegantes. Complexo, de acidez equilibrada e elevada frescura, surge concentrado e complexo, terminando com suaves notas balsâmicas conjugadas com fruta densa e envolvente.

Produzido a partir das castas Aragonez e Trincadeira cuidadosamente colhidas e selecionadas. As uvas são provenientes de talhões elegidos nas vinhas com mais de 30 anos, nos quais a maturação ocorre suavemente, sem stress hídrico exagerado, mantendo as potencialidades aromáticas e de extrato própios das castas.

Ao atingirem o estado de maturação ideal, as uvas são colhidas e transportadas para a Adega, onde se inicia o processo tecnológico, com desengac total, criteriosa escolha óptica e ligeiro esmagamento. A fermentação ocorre em balseiros de carvalho francês com temperatura controlada, seguida de maceração pós-fermentativa prolongada. Estágio de dezoito meses em tonéis de carvalho francês, a que se seguiu estágio em garrafas nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Este vinho não foi submetido a estabilização tartárica.

Observações: Pêra-Manca é a marca de exceção que a Adega Cartuxa destina aos vinhos de exceção. Foi produzido pela primeira vez, pela Fundação Eugénio de Almeida, em 1990.